Cetonas- nomenclatura
Cetonas
Cetonas –são compostos orgânicos que apresentam o grupo carbonilo ( CO -) entre radicais alquil ou aril.
Fórmula geral
Nomenclatura das cetonas
A série homóloga das cetonas é obtida substituíndo o radical R da fórmula geral por radicais
alquil ou aril.
Os nomes IUPAC das cetonas são atribuídos mediante obedecer a seguinte regra: Prefixo + terminação “ona”. Deve-se especificar a posição da carbonila numerando a cadeia a partir da extremidade mais próxima do grupo carbonila.
Nomenclatura IUPAC
Também existem cetonas de cadeia ramificada. O procedimento para a atribuição dos respectivos nomes é semelhante ao observado em aldeídos, em quese numera a cadeia principal a partir da extremidade mais próxima do carbono carbonílico
Nomenclatura USUAL
Os nomes usuais das cetonas são atribuídos mencionando os radicais que se ligam à carbonila, começando do radical menor e por fim pronunciando apalavra cetona. Assim, temos:
Obtenção das cetonas apartir da oxidação de álcoois secundários
Quando do estudo das propriedades químicas dos álcoois referência fizemos ao facto de a oxidação de álcoois secundários dar lugar à formação de cetonas. Este constitui o principal método de obtenção destas.
Propriedades físicas e químicas das cetonas
Propriedades fisicas
À temperatura ambiente, as cetonas são substâncias líquidas, sendo os primeiros representantes voláteis. São incolores, de cheiro variável. Por exemplo a acetona tem cheiro agradável. Bem solúveis em água e em solventes orgânicos. Apresentam temperaturas de fusão e de ebulição baixas.
Propriedades químicas
Oxidação das cetonas
Nesta reaccao forma-se uma mistura de ácidos carboxilicos.
Reacção de redução