Lei de ohm -graficos
Quando aplicamos uma mesma d.d.p, nos extremos de condutores diferentes, verifica-se que as intensidades das correntes são diferentes. Isto significa que a resistência à passagem da corrente eléctrica que as partículas dos condutores oferecem não é igual. Esta oposição que as cargas eléctricas encontram por parte das restantes partículas de um condutor, durante o seu percurso denomina-se Resistência eléctrica, (?). O seu valor numérico calcula-se pela razão entre a tensão eléctrica, ?, aplicada nos extremos do condutor e a intensidade da corrente eléctrica, ?, que o percorre em cada instante.
A unidade no SI da resistência eléctrica é o ohm (Ω), além desta unidade de medição temos as unidades usuais que são: mili-ohm (m?) , micro-ohm (?Ω), quilo-ohm (?Ω), mega-ohm (?Ω).
O valor de uma resistênciaeléctrica mede-se directamente com um aparelho denominado ohmímetro.
O físico alemão Georg Simon Ohm, nas suas experiências, observou que quando aplicava, nas extremidades de um condutor, diferença de potencial de valores diferentes, o condutor era percorrido por correntes eléctricas de intensidades diferentes e concluiu que, para a maioria dos condutores, a razão ?/? é igual, ou seja, a resistência do condutor é constant.
LEI DE Ohm
“Para um condutor metálico, a uma dada temperatura, a resistência eléctrica é constante”.
Gráfico da intensidade da corrente em função da tensão
Para condutores óhmicos (os que obedecem a lei de ohm), ográfico da intensidade da corrente em função da tensãoé uma linha recta dado que se trata de um valor constante da resistência. Por isso os condutoresóhmicos também são chamados de condutores lineares.
Imagem 1
Exercicios sobre lei de ohm
1 . Um ferro de engomar, com uma resistência de 110Ω, é ligada a uma tomada de 220V.
Determine o valor da intensidade da corrente.
Resolucao
Aqui tem mais um problema para resolver, é dado o valor da resistência eléctrica e da tensão eléctrica, agora procure encontrar a intensidade da corrente eléctrica que passa pelo resistor, para tal vai aplicar a lei de ohm. Acompanhe os passos, na resolução do exercício, para poder resolver outros problemas envolvendo a lei de ohm, na actividade da lição.
Dados do exercícios
Aplicando a formula
vamos isolar a intesidade porque é o que pretendemos calcular .
te eléctrica que passa pelo resistor é de 2A
Exercicio 2
Os valores apresentados na tabela foram colhidos num condutor à temperatura constante.
U(V) | 2 | A | 6 | 8 |
I(A) | 1 | 2 | B | 4 |
a) Enuncie a lei que a tabela traduz
b) Calcule a resistência do condutor.
c) Determine os valores indicados pelas letras A e B
Resolucao
a) A uma temperatura constante, a intensidade da corrente eléctrica que percorre um condutor é directamente proporcional à tensão eléctrica ou diferença de potencial (d.d.p) e inversamente proporcional à resistência eléctrica que lhe percorre.
b) Agora vamos calcular a resistência eléctrica usando, a expressão que traduz a lei de ohm a partir dos valores fornecidos pela tabela.Vamos pegar um dos valores da tabela, como por exemplo, a tensão eléctrica (? = 3 ?) e a intensidade da corrente de (? = 0,05?) e através da lei acima determinamos o valor da resistência eléctrica (?).
Resolucao
Aplicando a formula
c) Da mesma forma que obteve a Resistencia eléctrica, agora calcule os valores de A e B
Dados
Calculando o valor de B