Nomeclatura dos Alcanos normais e ramificados
Nesta matéria vamos aprender algumas regras básicas para a nomenclatura dos alcanos, de forma rápida como dar nomes aos alcanos normais e ramificados com ajuda de algumas regras já estabelecidas.
O que são hidrocarbonetos?
Hidocarbonetos são compostos orgânicos que apresentam, na sua composição átomos de hidrogénio e carbono.
Fórmula geral dos Alcanos
Sendo os Alcanos compostos orgânicos, existe dois tipos de nomenclatura, a usual ou não oficial, e a IUPAC( União internacional da química pura e aplicada )ou oficial.
Para os alcanos com cadeia normal a nomenclatura e feita da seguinte forma, acrescenta-se o sufixo ano ao prefixo que indica o numero de átomos de carbono na cadeia:
Prefixo + sufixo-
ano ,veja a tabela
Nº de átomos de carbono
|
Prefixo
|
Sufixo
|
Nome do Alcano
|
COMPOSTO
|
1
|
Met
|
ano
|
Metano
|
CH4
|
2
|
Et
|
ano
|
Etano
|
CH3—CH3
|
3
|
Prop
|
ano
|
Propano
|
CH3—CH2—CH3
|
4
|
But
|
ano
|
Butano
|
CH3—CH2—CH2—CH3
|
5
|
Pent
|
ano
|
Pentano
|
CH3—CH2—CH2—CH2—CH3
|
6
|
Hex
|
ano
|
Hexano
|
CH3—CH2—CH2—CH2—CH2—CH3
|
7
|
Hept
|
ano
|
Heptano
|
CH3—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH3
|
8
|
Oct
|
ano
|
Octano
|
CH3—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH3
|
9
|
Non
|
ano
|
Nonano
|
CH3—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH3
|
10
|
Dec
|
ano
|
Decano
|
CH3—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH2—CH3
|
NB: Essa nomenclatura é só valida para os Alcanos de cadeia normal.
Antes de seguir com a nomenclatura dos Alcanos ramificados, vamos falar dos radicais monovalentes, isto e elas são obtidas pela saída de um átomo de hidrogénio na molécula do Alcano originando assim origina a formação de um radical.
Um radical e um grupo de átomos que possuem uma ou mais valências livres
Nomeclatura dos radicais observa o quadro a seguir
Nome do Alcano
|
Nome do radical alquilo
|
Metano
Etano
Propano
Butano
|
Metilo ou metil CH3-
Etilo ou etil CH3-CH2-
Propilo ou propil CH3-CH2-CH2-
Butilo ou butil CH3-CH2-CH2-CH2-
|
Tendo este conhecimento podemos agora dar nome aos alcanos ramificados, acompanhe
Para a nomenclatura dos Alcanos ramificados, a IUPAC (união internacional da Química Pura e Aplicada) estabeleceu as seguintes regras:
1° Identificar a cadeia principal, ou seja a mais longa com o maior número de carbonos.
2° Nomear os átomos da cadeia principal, começando extremidade mais próxima de uma ramificação.
3° Os números realizados em 2 devem permitir que os números que aparecem no nome do alcano sejam os menores possíveis.
Os nomes dos radicais devem ser colocados obedecendo a ordem alfabética ou a ordem da complexidade crescente, utilizando os prefixos di, tri, tetra, etc.
Exemplos:
2,3-dimetil-6-etil-5-propil-octano
2,2,3-trimetil-pentano
2-metil- pentano
2,3–Dimetil-pentano
Nomeclatura USUAL dos Alcanos
Nome USUAL aos alcanos, segundo a nomeclatura usual, ou não, o composto em questão deriva do metado pela subistituicao parcial ou total dos seus átomos de hidrogénio por radicais alquilos.
Para dar nome e só dar nome a todos os radicais , se existir radicais iguais, deve se usar os seguintes prefixos di, tri, tetra, etc.
Exemplos
Tetrametil-metano
Dimetil-Etil-propil -metano
Por Mi,Obadias Chacha
(Visited 491 times, 1 visits today)