Propriedades Físicas Gerais da Matéria
A matéria tem oito características comuns designadas por propriedades físicas gerais da matéria que são: Inércia, massa, volume, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e Extensão. Elas dizem-se gerais, pois não dependem da substância que constitui o corpo.
- Inércia: é a propriedade que todos os corpos têm para tenderem a manter o seu estado natural de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme.
Exemplo: quando um “chapa” em movimento pára repentinamente, os passageiros são projectados para frente. Quando o mesmo “chapa” arranca bruscamente, os passageiros tendem a ser projectados para trás, isto é devido a inércia.
- Massa: é a propriedade relacionada com a quantidade de matéria que constitui um corpo.
Ela é também conhecida como a medida de inércia: Quanto maior a massa do corpo, maior é a sua inércia. No Sistema Internacional de Unidades, a massa é medida em quilogramas (kg).
- Volume é a propriedade que todo o corpo tem de ocupar um certo espaço.
- Impenetrabilidade: é a propriedade que os corpos têm de não poderem ocupar o mesmo
espaço em simultâneo.
Experiência: Coloque água num copo até um certo nível, de tal modo que possa ser introduzido um ovo no copo sem a água transbordar e marque o nível ati ngido pela água com caneta de filtro. Introduza agora o ovo e veja o “novo” nível da água. Esta experiência mostra que duas porções de matéria (água e ovo) não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
- Compressibilidade: é a propriedade que os corpos têm de diminuir de volume sob a acção de uma pressão exercida.
Experiência: Podemos usar uma seringa para comprimir o ar que estiver contido dentro dele. Bastando fechar com o dedo numa das extremidades ou podemos usar um balão que contém ar e está bem fechado, procuramos comprimir verificaremos que vai diminuindo de volume à medida que o pressionamos.
- Elasticidade: é a propriedade da matéria, que consiste em retornar ao volume e à forma inicial quando cessa a compressão.
A elasticidade pode ser:
a) Permanente: se o corpo não retoma a forma e volume iniciais;
b) Temporária: se o corpo retoma a forma e volume iniciais.
c) Divisibilidadeé a propriedade que os corpos têm de poderem ser divididos em partes menores.
Exemplo: O pó que se separa do quadro quando o limpamos, é constituído por porções extremamente pequenas de giz;
- Extensão: todos os materiais ocupam um determinado lugar no espaço. O seja todo corpo tem a extensão do lugar que ocupa. Exemplo: quando coloca algumas pedras num copo cheio de água, este vai transbordar para dar espaço a pedra.