Sucessões numéricas –termo geral
Sucessão é uma sequência de termos, os quais podem ser obtidos por uma lei ou relação definida, e esses termos tem uma ordem bem definida, qualquer alteracao da ordem dos termos altera a sequencia
Exemplos :
1,2,3,4,5 …; n
Nas sucessões usa-se uma terminologia própria; por exemplo:
Em vez de imagem fala-se de termo;
Em vez de objecto fala-se de ordem dum termo;
Em vez de expressão analítica duma função fala-se de termo geral duma sucessão
chama se sucessão
chamas se termos da sucessão , respeitivamente
primeiro termo,
segundo termo assim em diante …
Por exemplo, considera o número de telefone .(8 2 3 6 3 6 0 0 0)
Assim uma sucessão em que a sequência de números (8, 2, 3, 6, 3, 6, 0, 0, 0) tem 9 termos, sendo o 1◦ termo 8, o 2◦ termo 2, o 3◦ termo 3,–., o 9,’ termo 0. Notas que numa sucessão, a ordem em que os termos aparecem é fundamental.
Sucessões finitas e infinitas
Se o número de termos for finito, a sucessão diz se finita; caso contrario, dis-se uma sucessão infinita.
O conjunto de números { 2, 3, 5, 5,…, 22} constitui uma sucessão finita, em quanto que o conjunto {12, 14, 16, …} constitui uma sucessão infinita.
Termo geral de uma sucessão é a lei ou relação definida para a obtenção de cada termo da sucessão.
O termo geral pode ser representada por
onde u — é o termo
N – é a ordem do termo( posição do termo na sucessão)
termo geral
Termos geral
O termo geral de uma sucessão define a lei de formação da sucessão pela qual se pode obter todos os seus termos.
apartir dos termo geral podemos obter os seguintes termos elas podem ser finitas ou infinitas .
Monotonia
Uma sucessão diz-se monótona crescente, se a diferença entre o n- ésimo primeiro termo (an+1) e o n-ésimo termo (an), for positiva;
Crescente
Se a diferença for negativa, a sucessão diz-se monótona decrescente
Decrescente
Caso a diferença seja nula a sucessão é constante
Constante
Exercícios
1 . Seja dada a sucessão
1.1Qual é o termo da ordem 5 ?
1.2Qual é a ordem do termo 10 ?
Resolução
N = 5
1.1
1.2